Design 24 horas por dia

Design 24 horas por dia

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Decisão


Ser designer não é uma decisão fácil hoje em dia.
Nossa profissão é menosprezada pelo mercado, e muitas vezes somos taxados de "burros" ou preguiçosos, pois só queremos ficar fazendo desenhinhos ao em vez de "trabalhar de verdade".
Minha história é muito parecida com a de outros designers:
Desenho muito desde pequeno, tipo, passava tardes e tardes com o lápis e o papel, rabiscando sem parar.
Desenhava de tudo, principalmente os heróis dos desenhos animados, como o Goku do Dragon Ball, os Cavaleiros do Zodíaco, ou seja, animes principalmente.
Bom, e como quase todos os pais que conheço, os meus não foram diferentes, não me deram muito apoio. “Sabe meu filho, desenhar não dá dinheiro, isso é hobbie.”
Mas resumindo, depois de estudar eletromecânica, gestão da qualidade e administração, tomei a coragem de correr atrás da minha vocação, o DESIGN.
Hoje sou formado em design gráfico, estudo Técnico em Design na Fundação Liberato e 3D Studio Max.
Também estou abrindo uma empresa de comunicação visual, chamada Comisul, para prestar serviços de arte gráfica. (mas não estou aqui para divulgá-la)
Bom.... passei um ano inteiro me planejando e me fortalecendo para tomar a decisão de seguir esta carreira. Sei que esse é meu caminho e que nada acontece por acaso. Meus conhecimentos mecânicos me fazem um designer de produto com foco na usabilidade, e meu estudo em administração me dá base para ter o meu próprio negócio.
Então, se você que hoje lê este texto, e sabe da sua vocação para o design, mas acha que engenharia da mais dinheiro, não siga o lado negro da força, o lado que todos acham digno e que dá dinheiro. O Glamour de estudar algo admirável, como ciências contábeis ou engenharia de produção, passa, e você ficará velho e frustrado, pensando como teria sido sua vida se tivesse seguido seu coração.
O mercado tem espaço para todos, faça o que sua vocação manda e seja feliz e bem sucedido, é simples.
Agora que trabalho na área vejo que dormir cedo é luxo e nem sempre se tem tempo para se alimentar direito. O que nos faz meio zumbis, com grandes olheiras e caras de cansados.
O Nome Aletiê Zumbi veio à minha cabeça de duas formas: primeiramente após ler em um blog, ao qual não me recordo o nome agora, sobre a "lenda do designer zumbi", mas a principal força que me fez pôr este nome no blog foi a lembrança de um bar, muito simpático, o qual passei grande momentos da minha adolecência, rodeado de amigos, bebendo vinho barato e jogando conversa fora.
Juro que os próximos posts serão sobre assuntos mais interessantes que minha vida e carreira, mas espero ter ajudado alguém contando a minha história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário