Design 24 horas por dia

Design 24 horas por dia

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Design de Produto


O design de produto é uma das minhas paixões.
O fascínio neste ramo se dá pelo foco na usabilidade e viabilidade do projeto.
É um dos tipos de design que mais cresce, e possui diversos segmentos de acordo com o produto projetado.
Neste ramo, buscando a universabilidade do projeto, encontram-se "filosofias projetuais", como o high design, universal design, design inclusivo, e muitas outras. O conhecimento do designer de ergonomia e tecnologia dos materiais faz toda a diferença no processo criação, diferenciando o bom profissional do profissional digamos ineficaz.
Quase tudo a nossa volta, digo de produtos, tem a mão, ou diria, a idéia de um designer.
Olhe para os lados: O monitor, o teclado, o mouse, o telefone...por ai vai.
Os designers são muitas vezes vistos com desprezo pelos outros profissionais por conta de alguns profissionais mal preparados que desenvolvem produtos sem usabilidade, ou de produção cara ou inviável.

Abaixo está a descrição do guia do estudante para a profissão de "Designer de Produto".

Design de Produto

Tecnológico

Esse tecnólogo trabalha em concepção, desenvolvimento e produção de objetos. Ele avalia as necessidades dos consumidores e, com base nelas, elabora diversos tipos de produto, como eletrodomésticos, calçados ou mesmo móveis. Participa da fabricação e da comercialização das peças novas e trabalha no aprimoramento das já existentes. O objetivo é oferecer produtos com preços mais baixos e com melhor qualidade e funcionalidade. Atua também na criação de embalagens atrativas, resistentes e que garantam a segurança do produto.

O mercado de trabalho

A profissão permite atuação nas mais diversas áreas, que vão do setor moveleiro ao de metalurgia e da indústria de moda e calçadista à de acessórios. Seja nas grandes indústrias, seja nas empresas familiares, a necessidade de inovação do mercado tornou o designer uma peça-chave nas empresas, o que faz aumentar a procura pelo tecnólogo. "A economia aquecida, a necessidade de novos produtos e um mercado consumidor mais exigente abrem um grande campo para o designer", diz Bruno Manoel Neves, coordenador do curso do IF-SC. O profissional é bastante requisitado no Sudeste, principalmente no estado de São Paulo, que tem um importante parque gráfico e conta com grande número de multinacionais dos ramos alimentício e têxtil. Na capital paulista também estão os principais escritórios de design do país. Na Região Sul, os postos de trabalho se expandem a cada ano, por causa da grande quantidade de indústrias de calçados e utilidades domésticas.

Salário inicial: R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 (em indústria de médio porte; fonte: Associação dos Designers de Produto).

O curso

A base teórica, no início do curso, inclui história da arte e do design, metodologia visual, introdução ao design, psicologia do consumidor, sociologia de consumo e empreendedorismo. Depois, o currículo engloba disciplinas mais práticas, como computação gráfica, desenho artístico e técnico, ergonomia e tecnologia de materiais. Para se formar é preciso fazer um trabalho de conclusão de curso: o planejamento de lançamento de um produto, desde sua concepção até a chegada ao mercado consumidor. Algumas escolas oferecem formação específica em embalagens ou joias.

Duração média: quatro anos.


Fonte: Design de Produto - Guia do Estudante

Mais tarde postarei sobre os outros tipos de design.
Aguardem

Nenhum comentário:

Postar um comentário