Design 24 horas por dia

Design 24 horas por dia

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Um Mundo Chamado Design


   Em um mundinho chamado Design existem quatro amigos, cada um com uma personalidade diferente, o Gráfico, o Moda, o Interiores e o Produto.
   O Gráfico é filho da Arte Plástica e do Marketing.
   A Arte Plástica é uma senhora muito velha e respeitável. As altas rodas da sociedade pagam muito caro pelo seu trabalho. Ela é culta e jovial, e de tempos em tempos se renova, mudando totalmente seu visual. O Pai do Design Gráfico, o Marketing, é sério e ambicioso. Ele trabalha com vendas e, como bom vendedor, é um “boa praça”, querido e respeitado por todos. É um homem relativamente jovem, mas, como seu pai, o Comércio, tem uma mentalidade calculista e direcionada.
   O Moda é muito amigo das mulheres, e bem visto principalmente pelas socialites e celebridades. Ele é Filho da Costura com o Estilismo, um casal que está sempre a par das novas tendências mundiais e adora de vestir bem. Esta família freqüenta a alta sociedade e é muito requisitada tanto pelo público mais culto quanto pelo mais fútil.
   O Interiores é muito ligado com a Construção Civil e a Decoração, suas grandes amigas. Ele é filho da Arquitetura, uma mulher culta e inteligente, que consegue fazer a Arte trabalhar junto com a Engenharia. A Arquitetura é irmã da Engenharia Civil, que é muito mais racional e cartesiana que sua irmã. Algumas “más línguas” dizem que o Interiores almeja tomar o lugar de sua mãe nos negócios, rebaixando-a, mas a verdade é que o Interiores continua a auxiliar sua mãe com projetos inovadores e perspicazes.
   O Produto é um dos mais sociável entre seus amigos. Ele trabalha com todos, em embalagens, por exemplo, com o Gráfico, em móveis com o Interiores e em jóias com o Moda. Mas sua maior parceira é sua esposa, a Usabilidade, que lhe apoia toda hora. Sem ela, ele não seria nada, seus projetos não cairiam no gosto do público, e seu trabalho seria totalmente estético e fútil. Ele é filho da Tecnologia e do Mercado Consumidor, onde sua mãe sempre está se inovando para agradar seu exigente pai. O Produto é do tipo que tenta abraçar o mundo, e sempre quer agradar a todos: o Custo, o Mercado, a Tecnologia, a Tendência, a Produção, a Acessibilidade, entre outros.
   Neste mundo só há um deus, o Cliente. Ele é venerado e tudo é feito com o intuito máximo de agradá-lo. Antes de qualquer projeto iniciar, Ele é consultado, e ao final de cada projeto, a Sua opinião é a mais importante.
   Quando vi este mundo pela primeira vez não achei que ele fosse tão extenso e complicado, o que leva muitos a se perderem e acabarem por deixá-lo. Ele é freqüentado por turistas de muitos lugares, alguns tentam se passar por designers, utilizando algumas de suas ferramentas, como CorelDraw e Photoshop, e acabam estragando a imagens do lugar, outros, apóiam e engrandecem os nativos, trazendo conhecimento e cultura para a região, são os ergonomistas, engenheiros,  antropologistas, publicitários, administradores, entre outros.
   Neste mundo chamado Design trabalha-se muito, dia e noite, tudo é movido por idéias.
   Lá descobri que idéias não nascem da noite para o dia, elas são cultivadas em projetos, regadas com muita informação, colhidas com tecnologia e industrializadas com criatividade.
   Muitas vezes se fala mal dos nativos, os designers, tratando-os como fúteis ou ignorantes, mas ao conhecê-los qualquer um verá o quão se deve ter habilidades multidisciplinares para morar nesse mundo chamado Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário