Design 24 horas por dia

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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Logo dos Jogos Olímpicos Rio 2016


    Sei que esse assunto não é exatamente uma novidade, mas a logo dos jogos olímpicos deu muito que falar esta semana. Diferentemente da logo da copa de 2014, que sofreu duras críticas, chegando a ser motivo de piada, esta logo (ou, como a Globo insistiu em dizer: LOGOMARCA) teve ótima aceitação.
    Um problema apresentado foi a acusação de plágio, mas deste assunto tratamos depois.
    Abaixo segue o vídeo de apresentação da logo.




A criação da logo Rio 2016 foi da agência Tátil, que venceu o concurso que fora composto por mais de 150 desenhos. A Tátil foi criada nos anos 80 e é especializada em design de embalagens. Foi fundada pelo designer Fred Gelli que sempre trabalhou visando a sustentabilidade e tendo como inspiração as formas naturais.
    O que mais chamou a atenção no projeto foi a tridimensionalização da logo, que não é uma grande novidade, mas que ainda tem pouca, ou má, aplicação no mercado. Uma logo palpável mostra a evolução do design gráfico, que está saindo do Corel e passando para o 3dmax, por assim dizer, ou seja, passando para um novo plano, o tridimencional.
    A evolução das imagens tridimensionais, que agora estão nos televisores e nos cinemas, faz com que os "aventureiros" deste mundo do design vão, cada vez mais, “caindo por terra”, pois a produção tridimensional exige um pouco mais de especialização dos designers. (Mas isso é assunto para um próximo post)
    A marca é composta de 3 pessoas abraçadas em volta da cidade, em volta do Rio, que remete a um coração, ou a palavra “Rio”, e ao Pão de Açúcar. E todo o conceito vem da idéia de Paixão e Transformação, abaixo tem a explicação sobre o processo de criação retirado do site da Tátil, além de imagens sobre a logo.

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Paixão e Transformação

DESAFIO
O PROJETO DOS SONHOS
Rio 2016 IImagine uma marca que já nasceu com um enorme desafio: representar a Paixão e a Transformação de uma cidade e de um país inteiro e projetá–las para o mundo.

Uma marca que precisava expressar união.

Inspirar superação e otimismo.

Fugir dos clichês e ser, ao mesmo tempo, uma síntese que traduzisse o Rio de Janeiro como o endereço do maior evento esportivo do planeta em todos os lugares – entre cariocas, atletas e gente do mundo todo.

Um projeto tão importante e desejado que conseguiu reunir 138 escritórios brasileiros de design e branding em torno do mesmo sonho: desenhar a marca que entraria para a história da nossa cidade e para a história dos Jogos Olímpicos.

Começava assim o projeto que deu à Tátil a alegria e o orgulho de criar a marca dos Jogos Olímpicos.

PROCESSO
INVESTIGAÇÃO, BRAINSTORMS, COCRIAÇÃO.
O JEITO TÁTIL DE CONSTRUIR MARCAS

Rio 2016 IIUsando o design e o branding como ferramentas poderosas, a Tátil desenha ideias que conectam pessoas e marcas de uma maneira sustentável e geram experiências memoráveis.

Acredita que, para manter relações sustentáveis com seus públicos, as marcas terão que assumir responsabilidades, contribuindo para a transformação do cenário em que vivemos hoje.

Mais do que o design, mais do que a forma, cada marca precisa ter uma alma e um propósito.
De um jeito coletivo, múltiplo, cocriativo, combinando inovação com aprofundamento, o que buscamos de verdade é revelar o propósito por trás de cada marca.

Uma visão de futuro, refletida num conjunto de diretrizes e práticas diárias, a partir da qual a marca pode fortalecer sua presença na vida das pessoas e seu compromisso efetivo com a transformação do presente, gerando valor para todos.

O PROCESSO CRIATIVO
Rio 2016 IIIFoi esse pensamento que nos guiou ao longo de todo o processo criativo.

Reunimos uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo.

Investigamos o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais.

Fomos entender as estruturas latentes por trás de Paixão, Transformação e Carioca.

Criamos planetas Rio 2016 e polinizamos cada um deles com muitas referências, conceitos, tendências, artigos.

Fizemos brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes.

Mais de 40 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores.

As melhores referências eram trocadas e trabalhadas de forma coletiva.

A marca final foi a mais cocriativa.

SOLUÇÃO
PAIXÃO E TRANSFORMAÇÃO
Logo Rio 2016Consolidamos esses aprendizados e escolhemos como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a nossa cidade única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações.

Por isso, criamos uma marca que é essencialmente humana.

Nascemos de uma mistura de povos. Acolhemos, com um abraço, todas as raças, credos, idades. Compartilhamos, de forma democrática, nosso céu, nosso mar, nossa gente feliz.

Esse calor humano, que faz parte da natureza do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que nos inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar.

A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe.

Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.

Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada.

O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário.

Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável.

É uma marca que transborda união, transformação, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo.

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Sobre a acusação de plágio, onde se indaga que a logo foi feito com base na da fundação Telluride.
 . Foto: Reprodução




   

    Fica claro que a criação não tem nada a ver com a desta fundação, a pesar da escolha e disposição das cores ser parecida e a logo ter quase a mesma inspiração. Mas o que é mais relevante é que esta indagação causou muita polêmica e comentários, e isso apenas traz mais visibilidade para a marca.
     Gelli afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que não houve referência a qualquer outra marca no processo de criação do polêmico logo, que conta com uma representação estilizada do Pão de Açúcar e foi defendido pelo Comitê Organizador do Rio 2016 e pelo Comitê Olímpico Internacional. Segundo ele, o desenho conta com "valores de união e amizade", e traduz os valores dos Jogos Olímpicos e do movimento olímpico internacional.
   
Fontes: apresentada-logomarca-oficial-dos-jogos-olimpicos-de-2016
http://esportes.terra.com.br/noticias/
Tátil Design


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